abr 21 2017

VÂNDALOS DERRUBARAM A PIRA DA CORRUPÇÃO! Luiz Antônio N. Guia.

Published by at 5:05 under Jornalismo

CRO_E_POE_VERDE

TACHO

O Night Club, em São Cristovão, foi dos melhores acontecimentos da noite cabofriense. Lotava! Cerveja gelada, acompanhado daquele “bate-coxa”, mais do que esperto e do “miudinho”, que é pra quem sabe dançar samba.

Para os neófitos e incapazes como eu, recomendo um vídeo, que rola no youtube, com Paulinho da Viola e a Velha Guarda da Portela. Ali se aprende o que é sambar miudinho. Tem outro, com Jorge Aragão e o grupo Fundo de Quintal, que também é muito bom.

O problema é que sempre fui muito duro, sem jeito e deixava pra Babade a tarefa de fazer as firulas com as meninas.

Entre uma cerveja e outra, uma cachacinha de molhar o beiço ou mesmo a goela.

No final da noite, sem um tostão, voltávamos pra casa a pé ou encontrávamos uma carona piedosa e salvadora. Mas tem dias, que além de não rolar nada de especial, nem a carona pintava. O jeito era sair se arrastando até o centro da cidade.

Nessa época, Ivo Saldanha, tinha lançado perto da Rodoviária, o Muro do Amor, que tinha uma baita árvore e onde ele atendia centenas de pessoas diariamente. Hoje é um prédio horrendo entre tantos que aos poucos transformam Cabo Frio em uma miniatura da região metropolitana do Rio de Janeiro.

A política fervia. A população ainda se chocava com as denúncias de corrupção no país e na cidade. Navegando na maré, Ivo, criou a “Pira da Corrupção” onde iria queimar e transformar em cinzas toda a corrupção acontecida na cidade. A “pira” propriamente dita era um grande tacho, grande mesmo, que ficava no centro do terreno.

Quando no meio da madrugada vimos aquele tacho iluminado, não resistimos à tentação. Pulamos o “Muro do Amor”, derrubamos a pesada “pira” do pedestal (não sei como) e do jeito que dava, saímos correndo madrugada adentro.

No dia seguinte, a manchete da Folha dos Lagos: vândalos derrubaram a “Pira da Corrupção”!

TOTONHO-CHARME

Luiz Antônio N. Guia.


2 responses so far

2 Respostas to “VÂNDALOS DERRUBARAM A PIRA DA CORRUPÇÃO! Luiz Antônio N. Guia.”

  1. Marcoson 21 abr 2017 at 19:13

    Quem diria, frequentador do Night Club “Lugar de gente bonita!”.
    O Night era top, mas tinha Clube São Cristóvão, Progresso, E C Brasil, Associação Atlética Cabofriense, Tamoyo, Tupy e Guarani (Arraial), SPEC (que depois se tornaria o célebre Baile das Varizes). Lotavam. Havia música boa, ruim, azaração, brigas (nada que se compare à violência endêmica de hoje).
    Não ultrapassaram os anos 90. O Napster e Steve Jobs mudaram nossa forma de consumir música e as redes sociais diminuiram a urgência das pessoas se encontrarem.
    O que faz a modernidade boa ou ruim é o uso que dela fazemos.
    Ivo, que às vezes me lembra Jânio ( o outro, Quadros), lançou a pira da corrupção e também o palanque do povo, perto da Câmara, pro cidadão se manifestar. Foi pioneiro na região numa construçao de imagem e marketing politico que hoje são corriqueiros no Brasil. Mas não deixou herdeiros políticos. Os prefeitos que se seguiram foram todos sérios e formais.
    Modernidade também não é garantida de sucesso.

  2. adminon 21 abr 2017 at 22:57

    O Night era o preferido porque tinha três ambientes, com estilos musicais diferentes, que combinavam com nossas calças Lee de veludo, as únicas que usávamos: rsrsrs.

Comments RSS

Deixe uma resposta