mar 14 2018

RAFAEL PEÇANHA NO 13º FÓRUM SOCIAL MUNDIAL – SALVADOR – BA.

Published by at 5:07 under Jornalismo

ARTIGO VERDE LIMÃO

RAFAEL_PECANHA_12

Rafael Peçanha (*)

No próximo dia 14 de março, quarta-feira, atuarei como conferencista palestrante no XIII Fórum Social Mundial, na cidade de Salvador, Bahia. O evento, que já foi realizado na índia Quênia, Senegal e Tunísia, acontece mais uma vez em nosso país, com a expectativa de reunir mais de 60 mil pessoas de 120 países, agregando mais de 1.500 entidades do mundo inteiro, incluindo grandes nomes acadêmicos, como os cientistas sociais Emir Sader e Boaventura de Sousa Santos.

Ministrarei duas conferências neste dia, com traduções simultâneas para o espanhol e francês. Às 10h30min, falarei sobre o tema “Sustentabilidade: desafios das energias renováveis para o Brasil”, contando minha experiência de pesquisa de Doutorado em Antropologia pela UFF. Será no PAF I – Sala 121, Campus Ondina da UFBA, quando estarei representando o Laboratório de Estudos Socioantropológicos sobre o Conhecimento e a Natureza (LESCON). Às 16h, estarei no auditório da nutrição do Campus Canela, também da UFBA, falando sobre “Direitos Humanos: discursos, capacitação e legislação participativa”.

FORUM

Na oportunidade, debaterei dois importantes projetos: um que facilita a qualquer cidadão, por meio da internet, sem coleta de assinaturas, apresentar propostas de lei (a Resolução 1466/2017, de minha autoria, que cria o Programa Ideia Legislativa) e outro que cria um programa de capacitação de agentes defensores dos direitos humanos (Projeto de Resolução 069/2017). Neste caso, vou representando a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa da Câmara Municipal de Cabo Frio-RJ, da qual sou Presidente.

Durante o evento, outras reuniões internacionais de fundamental importância acontecerão, como a Assembleia Mundial de Mulheres. Acredito que será um momento fundamental de troca de experiências e de exposição de minhas ideias e das ideias das instituições das quais participo para o mundo. As palestras serão transmitidas ao vivo aqui no facebook.

Conto com a participação de todos e a interação junto ao FSM2018, que, neste ano, carrega o sugestivo lema “Resistir é criar, resistir é transformar”.

(*) Professor e Vereador pelo PDT, na Câmara Municipal de Cabo Frio.


No responses yet

Comments RSS

Deixe uma resposta